segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tipos e destinos do lixo

Boa tarde galera, hoje iremos falar sobre os tipos de lixo e para onde eles vão :)

  • Lixo Domiciliar Urbano:
É constituído pelo lixo de nossas casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados, feiras e do comércio. Compõem-se principalmente de: sobras de alimentos, embalagens, papéis, papelões, plásticos, vidros, trapos, etc. Esse lixo normalmente é encaminhando para Aterros Sanitários.
  • Lixo Industrial:
É o lixo produzido pelas indústrias, que possui características peculiares dependendo das matérias-primas utilizadas. Pode ser perigoso, até mesmo tóxico, e, por isto, a menos que passe por processos de tratamento específicos, não pode ter sua disposição final no mesmo local do lixo domiciliar.
  • Lixo Hospitalar:
Pelas múltiplas possibilidades que apresenta de transmitir doenças de hospitais, deve ser transportado em veículos especiais. Assim como o lixo industrial, a menos que passe por processos de tratamento específico, deve ser disposto em local apropriado ou ir para os incineradores.
  • Lixo Agrícola:
Esterco e fertilizantes.
  • Lixo Tecnológico:
TVs, rádios e aparelhos eletrônicos em geral.


Os destinos do lixo são muitos, mas podemos destacar os lixões, aterros sanitários, incineradores, usinas de compostagem e biodigestão.

- Lixões: são lugares a céu aberto onde o lixo é depositado sem a mínima preparação, são os mais utilizados, pois são mais baratos por ocupar áreas degradadas próximas as cidades. por não serem pensadas suas consequências ecológicas, seus danos ambientais, ocorrem as contaminações da água, dos lençóis freáticos e do ar.

- Aterros sanitários: neles o solo é impermeabilizado por um sistema de drenagem evitando a contaminação do solo e das camadas inferiores, lençóis freáticos, seguindo as normas legais e preservação ambiental. O chorume, líquido liberado do lixo, é recolhido também.

- Incineradores: são os locais onde o lixo, de forma controlada, é queimado, reduzindo o volume do lixo, eliminando possíveis substâncias tóxicas, mas exigindo ao mesmo tempo controle sobre as cinzas, para que matérias tóxicas não se espalhem pela atmosfera.

- Usinas de compostagem: o lixo doméstico é separado em lixo orgânico ou não. suas vantagens são a capacidade de transformar os resíduos orgânicos em adubos muito bons e separar os inorgânicos para possível comercialização.

- Biodigestão: é o processo em que o lixo orgânico é decomposto, por ação das bactérias anaeróbias presentes na natureza, produzindo o gás metano, utilizado por combustíveis como o gás natural, e a partir das sobras dos compostos sólidos são produzidos os adubos, de excelente qualidade.


CURIOSIDADES: Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado, isso acontece porque reciclar é 15 vezes mais caro do que simplesmente jogar o lixo em aterros. A título de comparação, o percentual de lixo urbano reciclado na Europa e nos EUA é de 40%. 
        

Um comentário: