sexta-feira, 20 de maio de 2011

Os 3 Rs

Boa tarde galera, hoje iremos mostrar a regra dos 3 Rs e como praticá-las :)

Os 3 Rs: O problema do lixo é um problema sério que, por enquanto, não tem solução. Cada paulistano produz por dia uma média de 1,05kg de lixo, um pouco acima da média nacional, que é de cerca de 800 gramas por dia. Pode-se calcular então que um paulistano irá produzir até o fim de sua vida cerca de 25,68 toneladas por dia. Os números do lixo são ainda maiores em países desenvoilvidos, onde o consumo é maior, um nova-iorquino produz em média 1,77 kg por dia (40 toneladas até o fim da sua vida). Onde colocar todo esse lixo? A resposta é: Não existe onde. Dentro de poucos anos, se for mantida a produção atual de lixo, não haverá mais local onde colocar tanto lixo!
A solução então é simples, vamos reciclar, reduzir e reutilizar!

- Reduzir: quer dizer economizar de todas as formas possíveis:

· Procurar sempre produtos mais duráveis;
· Comprar o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos;
· Reformar e conservas as coisas, no lugar de substitui-las por outras;
· Doar os objetos e roupas que não são mais necessários para quem precisa;
· Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não é reciclável;
· Procure produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem reciclável.

- Reutilizar: é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. As pessoas são freqüentemente muito imaginativas ao reutilizarem os objetos, ao invés de jogá-los fora. Por exemplo, podemos amassar as latas de alumínio vazias e usá-las como chapa de metal. Podemos fazer móveis com sobras de madeira e usar vidros bem lavados para guardar alimentos e materiais de carpintaria e de escritório.

- Reciclar: se objetos como garrafas de vidro, latas de metal e de estanho, jornais e plásticos não puderem ser reutilizados, talvez seja possível reciclá-los. Por exemplo, o vidro é lavado em fábricas especiais, quebrado em pedacinhos e, então, derretido para fazer vidro “novo”, pronto para a fabricação de alguma outra coisa. Alguns países têm fábricas que reciclam estes materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário