terça-feira, 24 de maio de 2011

Lixo orgânico X Lixo inorgânico

Boa tarde galera, hoje iremos falar sobre o lixo orgânico e inorgânico e suas diferenças :)

- Lixo orgânico: é o lixo que depois de coletado é transformado em composto orgânico (adubo), através do processo de compostagem, e pode ser utilizado em hortas e jardins, servindo de nutrientes para plantas. Esse lixo é composto por folhas, galhos, materiais provenientes da limpeza de nossas casas, restos e sobras de alimentos, papel higiênico e outros.

- Lixo inorgânico: é o lixo que inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida por meios não-naturais, como plásticos, produtos de metal, vidro, detergentes, etc. A maioria do lixo inorgânico possui um grande problema: demoram muito tempo para serem decompostas, quando simplesmente jogadas ao meio ambiente, quando podem ser decompostas. Plástico, por exemplo, é formada por imensas moléculas contendo milhares de átomos, o que torna difícil a sua digestão por agentes decompositores (bactérias, principalmente). Para solucionar este problema, alguns produtos são biodegradáveis. Outros produtos como metais não podem ser decompostos, acumulando-se com o tempo, a não ser que sejam reciclados.

CURIOSIDADES: No quesito alumínio, o Brasil vai bem: é o país que mais recicla latas no planeta. Em 2004, foram 9 bilhões de latinhas reaproveitadas, ou 96% da produção total do país o único problema é que isso é causado por pessoas pobres que coletam as latas de para vendê-las e viver com isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário